25 de junho de 2011

S'en fout la mort, de Claire Denis (França/Alemanha, 1990)


S'en fout la mort se constroi na diferença e complementaridade do "jogo" (como tanto gostam de dizer os franceses) de Alex Descas e Isaach de Bankolé, seus protagonistas. Atores-assinatura de Claire Denis, os dois encontram aqui, bem cedo nas carreiras, personagens perfeitos para externarem toda sua capacidade de expressar-se com o corpo todo, e sem precisar dizer muito. Nesse que talvez seja seu filme mais linear e direto, Denis faz pensar, mais que em qualquer outro filme, no que pode ter lhe restado nas experiências como assistente de Wim Wenders e Jim Jarmusch. De Wenders, um certo prazer cinéfilo de gênero que cerca, por exemplo, o personagem de Jean-Claude Brialy (além, claro, da presença de Solveig Dommartin, recém-saída de Asas do Desejo); de Jarmusch, um universo marginal das periferias das grandes cidades, e um certo humor físico na construção desse duo principal (algo presente em Down By Law e Estranhos no Paraíso, os dois filmes em que trabalharam juntos). De fato, tanto na música como no clima do espaço montado onde se passa o drama (além do jogo de construção de personagens), há algo no filme que remete muito aos EUA, mesmo que seja os EUA de um certo cinema. É uma obra que traz muito das preocupações constantes de Denis, ao mesmo tempo em que ainda representa uma busca, principalmente estética (saímos dos quadros precisos de Chocolate para a câmera na mão hipercinética). Um filme cheio de energia, mas com um tanto de desespero e represamento - como boa parte da sua obra.
(visto na sala 1 da Caixa Cultural-RJ, em 35mm, dentro da mostra Claire Denis: Um Olhar em Deslocamento)

2 comentários:

Yasmin disse...

Aeee voltou! =)

Fábio Andrade disse...

Remete aos EUA de "Cockfighter" do Monte Hellman. Descobri isso outro dia, quando vi o filme pela primeira vez. Acho que gosto mais do da CD.